10 dicas para praticar yoga em casa

10 dicas para praticar yoga em casa

Comece a praticar suas posturas e mude de estilo de vida no conforto do seu lar

Qual é o seu objetivo ao praticar Yoga? Ganhar flexibilidade? Diminuir o estresse? Tonificar o corpo? Seja qual for, saiba que é possível alcancá-los dentro de casa.

 

Não é preciso um instrutor de Yoga?

Os estúdios e a presença de um instrutor são pontos importantes a considerar se você é iniciante no mundo do yoga. Mas com o avanço da internet, vêm crescendo o número de interessados na prática e em seus benefícios e hoje é fácil encontrar livros, vídeos de instrutores e séries gratuitas para começar a praticar já! Com tudo isso, um dia a dia agitado e a falta de estúdios próximos não são mais barreiras entre você e um estilo de vida saudável.

Já falamos sobre os Benefícios do Yoga irem além do exercício físico e neste artigo você encontrará as principais informações para começar a praticar em casa sem complicações. É importante saber que fazer yoga em casa é benéfico para todos, inclusive para quem é experiente e deseja explorar suas rotinas com mais autonomia e liberdade.

 

Separamos 10 dicas para melhorar sua prática em casa. Veja:

 

1 - Crie um ritual

Não é necessário separar um dia e horário fixo inicialmente. Crie uma lista com sequências e movimentos, lembre-se de praticar todos os dias, escolha um mantra e comece! O importante é ter seu ritual do seu jeito.

 

2 - Escolha seu lugar

Muitas pessoas podem preferir praticar seus movimentos de yoga em um quarto ou na sala. Se estes ambientes são os mais espaçosos e confortáveis da casa você pode considerá-los, mas se existem espaços abertos, distantes das áreas comuns e sem a possibilidade de te atrapalharem, escolha estes.

 

3 - Não tenha pressa

Tente encontrar o horário que melhor se adapte à sua rotina para que nenhuma tarefa seja afetada negativamente. A prática do Yoga deve trazer saúde para o seu dia a dia. Não separe poucos minutos para os exercícios e rotinas, invista tempo de qualidade.

 

4 - Busque acompanhar rotinas e exercícios indicados por profissionais

Separe um tempo antes de começar a praticar yoga e pesquise rotinas indicadas por profissionais. Existem diversos Gurus (transmissores de conhecimento yoga) que compartilham movimentos, poses e rotinas em portais na internet. Se você é iniciante, por exemplo, pode focar nos movimentos e posturas chamados asanas que visam apenas o relaxamento e alongamento da coluna e pernas. Muito indicado nos livros e vídeos de yoga.

 

5 - Defina o melhor estilo para você!

Com o aumento do interesse nas práticas do Yoga, a cada dia surgem novos estilos que se adequam à cultura e costumes ocidentais. O ideal é que você encontre o estilo que melhor se adapte ao seu objetivo mantendo rotinas simples e constantes.

 

6 - Tenha um momento de meditação

Reserve um tempo para trabalhar a mente com a meditação, execute as posturas com calma e segurança enquanto libera sua mente de fluxos de pensamentos. Faça exercícios de respiração e veja a qualidade dos seus movimentos melhorar a cada dia.

 

7 - Respeite seus limites

Iniciante ou experiente, você deve respeitar os limites do seu corpo. É incrível executar movimentos difíceis e bem elaborados, mas cada postura exige o máximo de atenção para que alcance seu objetivo, seja ele aumentar a flexibilidade, melhorar a postura e etc. Tenha em mente que a evolução é gradual.

 

8 - Evite se alimentar antes e vista roupas confortáveis

Profissionais e Gurus afirmam que o ideal é realizar os movimentos com o estômago vazio para evitar o refluxo durante o exercício. Mas, se você estiver com muita fome, aposte em comidas leves como sucos e saladas.

As roupas devem ser confortáveis e de preferência específicas de malhar. Desconfortos podem atrapalhar no sucesso do movimento e na concentração.

 

9 - Invista em um Mat de qualidade

Os movimentos do Yoga devem ser feitos de preferência em solo reto e liso, por isso é necessário que o corpo seja protegido do atrito intenso para evitar lesões. Os tapetes de Yoga devem exercer esta função. Você consegue encontrar tapetes de diversos tipos de materiais no mercado, mas como ele é um objeto fundamental para a execução da maioria dos movimentos, é muito importante que seu tapete auxilie no posicionamento correto dos pés, das mãos e consiga manter o corpo na posição correta.

Os tapetes da Insaie oferecem tudo isso e são livres de qualquer processo ou produto químico, sendo eco-friendly certificados. São antiderrapante e perfeitos para movimentos tanto tradicionais quanto de alto impacto.

 

10 - Mantenha o ritmo

Para ter evolução é preciso constância. Se esforce para que o Yoga faça parte do seu dia e seja peça fundamental para o bom caminhar da sua rotina.

 

Importante lembrar!

Se você tem ou teve lesões graves, é imprescindível que se consulte com um profissional para que a prática de yoga seja adequada a você e não traga prejuízos à sua saúde.

Agora você já tem o passo a passo e pode começar a praticar yoga em casa. Explore os estilos, evolua em seus movimentos e alcance altos níveis em suas meditações.

 

Namastê!  

This entry was posted in Novidades On .