8 Dicas para evitar a exaustão mental

8 dicas para evitar a exaustão mental

Estamos vivendo a mais agitada das décadas em que uma pessoa realiza em média 3 atividades diferentes ao longo do seu dia. Toda essa sobrecarga de atividades e informações gera estresse e o estresse excessivo causa a tão temida exaustão mental.

Separamos aqui algumas dicas para você conseguir evitar a sobrecarga e ficar longe da exaustão mental, garantindo assim um dia a dia mais saudável e proveitoso.

Acompanhe:

1 - Não se atrase pela manhã

O atraso matinal pode se dar através de uma noite mal dormida. Quando dormimos menos, tendemos a acordar cansados, com aquela sensação de que recém tínhamos deitado na cama. Pelo cansaço nós fazemos o que? Viramos para o lado e dormimos mais um pouquinho, nem que seja cinco minutos, só para não ter que levantar na hora exata em que o despertador toca.

Se você costuma ter esse tipo de comportamento, tome cuidado, porque o que você faz nas primeiras horas da manhã, é o que vai determinar e dar qualidade para o restante do seu dia.

2 - Não coma apressadamente

A alimentação é uma das principais causas da exaustão mental. Quando você se alimenta mal, seu corpo sofre. Se você é acostumada a comer depressa, em pé, fazendo outras atividades como mexer no celular enquanto está comendo, seu corpo sofre. Se você não tem o hábito de fazer refeições saudáveis, come alimentos muito gordurosos e doces em excesso, seu corpo sofre.

Planeje sua manhã no dia anterior, acorde com calma e faça sua primeira refeição com atenção e em ritmo calmo, coma alimentos saudáveis e preparados em casa. Reveja os seus hábitos e não deixar que essa seja uma das suas fontes de exaustão mental.

3 - Pare de reclamar

Reclamamos do trabalho, do trânsito, dos filhos que fazem bagunça, do marido que não baixa a tampa da privada, do nosso corpo, do cabelo, enfim, de tudo!  

Reclamar não nos trás propósito algum, do contrário, suga a nossa mente e também é uma causadora de exaustão mental.

Sempre que uma situação te incomodar, respire fundo, tenha calma e dê uma pausa. Sua saúde mental agradece!

4 - Dê um tempo no celular

O celular se tornou uma ferramenta muito importante para a realização de diversas atividades, promove contato com a família e amigos através das redes sociais, jogos e aplicativos. Nele você tem a informação que quiser, na hora que quiser, bem na palma da sua mão.  

Mas esse excesso de informação desnecessária em sua mente só irá sobrecarregá-la e causar danos a longo prazo. Por isso, tente criar o hábito de desligar o celular por algumas horas todos os dias. Leia um livro, passeie no parque ou até mesmo pratique yoga!

5 - Não vá dormir sem tomar banho

Tomar um banho quente antes de dormir, pode aliviar todo o estresse e ansiedade que adquiriu ao longo do dia, além de ajudar a diminuir a taxa de calor que seu corpo perde.

É à noite que repomos todas as energias gastas durante o dia, e o banho pode ser considerado como um potencializador dessa reposição!

6 - Desligue os aparelhos para dormir (televisão, celular, etc)

É um hábito da grande maioria da população conferir as redes sociais ou ligar a televisão antes de dormir para conseguir pegar no sono, mas isso faz com que nosso cérebro entenda que ainda não é a hora do sono, causa péssimas consequências e o pior de tudo: faz muito mal para a saúde!

Tente pegar no sono sem a necessidade de distração. Apague as luzes, desconecte o Wi-fi do celular e dê um tempo para a sua mente entender que é hora de descansar.

7 - Faça higiene mental

Você já reparou como se sente infeliz e deprimido quando se deixa envolver por maus pensamentos? Você fica agitada, se aborrece por qualquer coisa, tudo parece dar errado.

Há pessoas que não se preocupam com o modo de pensar e não tem o conhecimento de que isso interfere na sua qualidade de vida. Mas saiba que a memória se instiga e todas as tensões mentais que temos se desfazem quando focamos em pensamentos positivos.

Utilize mantras e meditações para fazer higiene mental! Eles são ótimos pois foram criados e pensados para exercitar de forma saudável sua mente. 

8 - Pratique Yoga

Já falamos sobre os benefícios da prática de Yoga para o corpo e mente, e voltamos a reforçar que esta arte milenar é uma ótima arma contra a exaustão mental e para alívio das tensões diárias.

Exercícios em geral fazem bem para a mente, mas a junção de exercícios com a respiração e a meditação faz com que a prática do Yoga potencialize os benefícios para seu corpo e mente, e entre os benefícios estão a diminuição da ansiedade, melhora da função cerebral, melhora da disposição e bem-estar, autoconhecimento e paz interior, e o alívio de dores corporais. 

Não perca mais tempo! Garanta maior bem-estar no seu dia a dia seguindo essas dicas. E para a prática de yoga tenha um mat de qualidade!

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