Como Montar uma Série Equilibrada de Asanas

mulheres praticando tipos de yoga

Na hora de escolher as posturas, leve em consideração os três grupos de possibilidades abaixo listados. Lembre igualmente da permanência em cada asana. Posturas com maior estabilidade, como as sentadas ou deitadas, permitem uma permanência maior. 

Posturas de equilíbrio num pé só, ou sobre as mãos e outras de estabilização ou força pedem uma permanência mais breve. Consideramos que uma permanência longa, para iniciantes, seja algo em torno de dois minutos. Um permanência breve, algo em torno de oito a dez respirações.

Estas instruções, obviamente não têm o propósito de substituir um professor. São colocadas aqui com o único propósito de esclarecer eventuais dúvidas sobre o tema. Se tiver alguma outra dúvida ainda, use a seção de comentários.

1) Grupos posturais

propriocepção;

flexibilidade articular;

fortalecimento muscular;

estabilização articular;

alongamento ativo;

alongamento passivo e;

relaxamento.

  

2) Ações da coluna vertebral

lateralidade;

tração;

torção;

flexão;

hiperextensão.

  

3) Posturas possíveis do corpo:

em pé;

sentado;

deitado;

invertido.

 

Ao pesquisar suas poses leve em consideração os grupos listados acima para conseguir uma série equilibrada e de acordo com os limites do seu corpo. 

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