Como se faz Yoga em casa

Separamos 7 dicas para você que quer iniciar a pratica do Yoga em casa. Pronto para começar?

1 -  Conheça os desafios de praticar Yoga em casa. 

Algumas pessoas podem achar bem simples iniciar a prática de yoga em cada, mas é sempre importante ressaltar que dificuldades podem surgir em meio do processo, especialmente se você não for um yogi experiente.

Por isso, é importante entender o funcionamento do yoga, quais os seus objetivos com a prática e claro entender as sequencias de poses adequadas para quem está iniciando, o melhor local e horário e claro, os materiais adequados.  Esse processo de definições pode servir como uma grande ajuda para criar uma rotina inicialmente tranquila e sem risco de lesões.

*A Prática do Yoga se mostra bastante fluída quando feita corretamente. Você quer desafiar o corpo e a mente a se aperfeiçoarem constantemente, mesmo que se trate de algo tão mínimo quanto abaixar-se mais em poses especificas.
*Para quem está começando, é aconselhável praticar usando recursos de vídeos aulas até que se sinta confortável com a ideia de criar a sua própria rotina em casa, de forma independente.
*Entenda que são necessários muitos anos de experiente para que se desenvolva todos os elementos da prática do Yoga. Por isso a prática exige disciplina e paciência.


2 - Defina objetivos para a sua prática geral de ioga.

Antes de começar é importante que você descubra a razão pela qual deseja fazer Yoga. O Yoga pode representar um método de exercício físico, uma forma de diminuir e administrar o estresse, um meio de curar uma doença ou lesão ou, ainda, um caminho para a satisfação e a paz.

*Por exemplo se o seu caso o objetivo da prática é o bem-estar, como força, flexibilidade, energia, ansiedade e depressão. Você deve optar por poses que te levem a tais objetivos.
*Atualize esses objetivos à medida que você os atinge, acrescentando outros novos para se manter sempre desafiado. De início você também pode definir objetivos menores que auxiliam a chegar no objetivo principal. EX: “tocar o chão com os calcanhares na pose do cachorro para baixo” ou, ainda, “eu quero dominar o apoio sobre a cabeça”, para então atingir o objetivo “FLEXIBILIDADE”.

 

3 - Proponha-se a Meditar

Não adianta fazer 3 dias seguidos, parar, fazer um dia e parar de novo. É necessário ter persistência e fugir de ambientes ou ações que o conduzam ao “mental viciado”. De forma resumida, se no meio da pratica você estiver com um celular próximo, pode ser que ao inal de uma pose, você desfoque do objetivo Yoga, para dar uma olhadinha nas mídias. Isso será nocivo na hora de manter a rotina da prática. O Yoga é um exercício que exige FOCO, se você perde esse requisito, não fará sentido inicia-lo.

Comece nem que seja com 10 minutos, 1x ao dia. Após 1 semana, passe para 15 minutos e vá aumentando conforme você sinta que será possível manter a ordem de sua prática.

Determine local, hora do dia. Crie um ritual para tal.

 

4 - Consiga todos os equipamentos necessários para a prática

No mínimo, você precisará de um tapete de ioga. Considere a aquisição de acessórios, como um investimento em beneficio ao seu corpo e mente. Esses equipamentos principalmente o tapete de yoga (seu principal apoio) podem ajudar bastante a aprimorar e aprofundar a sua prática de Yoga, além de torná-la mais confortável.

*Você pode comprar seu tapete de yoga através de revendedores especializados on-line, como por exemplo a INSAIE, que são dedicados a yogis que pensam em aprimorar ainda mais a pratica, com tapetes de yoga premium, que trazem inúmeros benefícios por serem produzidos com materiais biodegradável, sem odor, livre de qualquer processo ou produto químico etc.
*Não é preciso usar roupas feitas especialmente para a prática de Yoga, mas procure sempre vestir algo confortável que não seja muito apertado. Mulheres podem usar leggings, uma camiseta cavada e um sutiã esportivo. Homens, por sua vez, podem optar por shorts atléticos e uma camiseta.

5 - Defina melhor horário e local.

É importante que você defina qual o período/ horário do dia, quantas vezes por semana, dias da semana e tempo disponível pra prática, mas seja flexível, nem sempre é possível manter a mesma rotina, prepare-se para outras possibilidades. Fora isso você deve ter um local tranquilo e confortável para a Yoga, por isso, definir o local também será uma tarefa para iniciar a prática. É importante que ele tenha bastante espaço para se movimentar e, ainda, um meio de se distanciar do mundo externo, como uma porta.

*Você precisará de alguns centímetros extras em ambos os lados da esteira para não bater em uma parede ou outro obstáculo.
*O local de prática deve ser calmo e silencioso para que ninguém atrapalhe o seu foco. É importante também ter um local confortável: um porão úmido e frio, por exemplo, pode não ser a melhor opção.

 

6 - Use vídeos de ioga para iniciantes

Há diversos cursos de yoga em vídeo à disposição. Se você desejar, é possível comprar DVDs para praticar em casa, com rotinas básicas guiadas para facilitar a aprendizagem. Além disso, é possível pesquisar on-line por tutores de Yoga que o guiarão através de práticas mais complexas.

*Escolha o vídeo ou curso que corresponda aos seus objetivos pessoais de Yoga.
*Se o seu objetivo é queimar calorias e perder peso, procure por um vídeo de ritmo mais acelerado de vinyasa yoga ou ashtanga yoga.
*Se você tiver por objetivos meditar e expandir a consciência, pode ser mais útil encontrar um vídeo de Hatha yoga.
*A Yoga restaurativa e a yin yoga são praticadas com o fim específico de ajudar a alongar e reparar os músculos.
*Sinta-se livre para deixar o vídeo sem som depois de tê-lo visto algumas vezes. Você pode observá-lo ocasionalmente em busca de uma direção, mas sempre será possível tocar as suas próprias músicas e manter a atenção voltada para dentro.

 

7 - Tenha sequências da prática pronta

 E treine por algumas semanas antes de iniciar nova sequência.

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