Passo a passo - Saudação ao Sol

mulheres praticando tipos de yoga

A Saudação ao Sol é uma sequência de posturas em que seus movimentos são ligados uns aos outros através do ritmo da respiração, que é quem dita o ritmo da prática.

A prática é sem esforço intenso e em harmonia para que mente, corpo e respiração estejam alinhados durante a sequência. A respiração é nasal e de preferência o pranyama da respiração Ujjayi. 

A saudação ao Sol deve ser feita de frente para o leste de preferencialmente pela manhã um pouco antes do Sol nascer. É muito importante praticar com o estômago vazio, é como um ritual em que você se apresenta ao divino pronto para receber os desafios e alegrias que o dia irá oferecer a você.

Toda a sua atenção deverá estar focada na sua prática. Procure se mover lentamente porém com absoluta consciência, pois movimento e respiração deverão estar intimamente conectados durante a prática.

A medida que a respiração fica mais profunda e lenta os movimentos seguem o mesmo ritmo. Sem pressa. O alongamento da respiração tem o efeito de alongar a nossa “vida útil”. A respiração é um reflexo do inalar e exalar cósmico, a criação e a dissolução. Cósmico e mundano surgem da mesma lei

Comece com orações

Fique de pé, pés juntos ou paralelos na distância das cristas ilíacas. Postura da Montanha ou Tadasana. Traga as palmas juntas em frente ao peito, isso simboliza a união dos opostos. 

Os dedos polegares tocam o centro do peito para liberar qualquer obstáculo e permitir que as emoções fluam livremente. A posição das mãos lembram uma flor que está pronta para abrir. O centro do coração é a morada da oração. A luz da verdade e do conhecimento inspiram a flor a desabrochar. Olhe para o desabrochar da flor enquanto você reverencia a grandeza do Sol.

1- Quando você inspirar essa luz do Sol, olhe para cima e eleve seus braços para se fundir com toda essa grandeza. Postura de Urdva Hastasana. 

2- Quando você expirar, entregue sua respiração de volta para a luz, dobre seu corpo para frente em humilde saudação. Postura de Uttanasana. Olhe para baixo para a terra e depois em direção às suas canelas para uma mudança de perspectiva.

3- Na próxima Inalação mantenha o contato com a terra e olhe a frente postura de Ardha Uttanasana.

4- Na exalação flexione os joelhos palmas das mãos no chão e caminhe para trás. Inale e  deixe o corpo em formato de prancha. Mantenha os ombros alinhados com os punhos, apoie os joelhos no chão sem forçar seus punhos.

5- Na próxima exalação flexione os cotovelos para trás na direção do trono e aterrissa na direção da terra na postura do Chaturanga Dandasana.

6- Quando você inalar, olhe para cima, empurre seu corpo para frente, o corpo todo longo desde a toda a frente do seu corpo desde os dedos dos pés até o topo da cabeça. Empurre  o seu peito para frente entre os seus braços para a postura da cobra .

7- Exale e eleve os quadris e empurre as mãos e pés contra a terra. Caso sinta que a coluna ficou arredondada ou enrijecida, semi flexione seus joelhos e estique-a . Cachorro Olhando para baixo ou Adho Mukha Svanasana. Olhe para trás e para cima na direção do umbigo. Permaneça aqui por algumas respirações e observe a respiração se movendo pelo seu corpo te ajudando a se aprofundar mais na sua postura.

8- Inale e flexione os joelhos e caminha os pés entre as mãos.

9- Exale e dobre-se,  flexione os joelhos para encostar a ponta dos dedos no chão Postura de Uttanasana.
Inale olhe a frente e abrace o Sol novamente abrindo os braços  lateralmente, eleve-os e suba com todo o corpo, expanda-se. Urdva Hastasana.

10- Exale lentamente e traga as mãos junto ao peito em prece terminando o ciclo exatamente onde você começou. Tadasana.

Esta é uma das formas de se fazer a saudação ao Sol, mas existem diversas variações. O importante é escolher entre elas, uma que seja confortável ao seu corpo e que te permite mover a partir da respiração com atenção e plena consciência.

Agora que você já tem o passo a passo, escolha seu novo Mat em nossa loja virtual e comece a praticar! 

Namastê!

 

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